sexta-feira, 25 de junho de 2010

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA



No dia 13 de maio de 1917, três crianças cuidavam de suas ovelhas em um lugarejo próximo a Portugal chamado Aljustrel, também conhecido como “Cova da Ira”, quando apareceu uma Senhora toda vestida de branco, segurando um terço também branco e que espalhava uma luz muito intensa e cristalina.


Passaram-se alguns dias e novamente aquela Senhora reapareceu, agora não só para as três crianças como para um pequeno grupo de pessoas.


Em uma de suas aparições dizia que no mês de outubro revelaria sua identidade além de fazer um milagre para os incrédulos.


No dia 13 de Outubro ocorreu o grande milagre que foi presenciado por cerca de 60 mil pessoas.


Naquele dia, chovia muito, mas de repente, do meio das nuvens carregadas, o sol surgiu e começou a girar sobre si mesmo, iniciando uma “dança” no firmamento, onde ela revelou seu nome.


Oração a Nossa Senhora de Fátima:
Santíssima Virgem,
Que nos montes de Fátima
Vos dignastes revelar a três pastorinhos
Os tesouros de graças
Contidos na prática do vosso santo Rosário,
Incuti profundamente em nossa alma o apreço em
Que devemos ter esta devoção, a vós tão querida,
A fim de que, meditando os mistérios da Redenção,
Que neles se comemoram, nos aproveitemos de seus preciosos frutos
E alcancemos a graça (fazer o seu pedido)
Que vos pedimos, se for para a Glória de Deus e proveito de nossas almas.
Assim seja.
Rezar 1 Pai-Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória ao Pai.

SÃO JOSÉ PAI ADOTIVO DE JESUS


São José é venerado de modo especial no dia 19 de Março. Ele é um dos santos mais conhecidos e amados no cristianismo, tanto assim que inspirou o nome a dezenas de santos da Igreja e também a outros cristãos, que neste dia comemoram seu onomástico (festa pelo mesmo nome do santo do dia).



O nome José, em hebraico, significa: "Deus cumula de bens" e, sem dúvida, este conhecido carpinteiro de Nazaré, foi cumulado de bens ao aceitar sua missão de esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Nosso Senhor Jesus Cristo: ” Ao despertar, José fez o que o Anjo do Senhor lhe prescrevera: acolheu em sua casa a sua esposa.” (Mt 1,24)


A grande devoção dos cristãos para com São José está fundamentada nas Sagradas Escrituras e na Sagrada Tradição. Portanto, é com realismo que São José é reconhecido e invocado como modelo de pai, operário, protetor da Sagrada Família e da grande Família de Deus, que é a Igreja.


Embora na Bíblia pouco se fale sobre a figura de São José, o que nos é comunicado testemunha com clareza seu papel indispensável à missão do Cristo. Homem justo, trabalhador, silencioso e com fé, tornou suficientemente trabalhado pelas mãos do Oleiro divino a ponto de ser constituído elo entre o Antigo e o Novo Testamento, podendo conferir a Jesus a linhagem de Davi. Tudo isto foi possível somente porque São José, acima de tudo, foi um homem de fé e coragem, como nos atesta São Mateus:


”José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa” (Mt 1,20b.24).


Basta que tracemos um paralelo entre a vida cheia de sacrifícios de São José, que trabalhou a vida toda para ver Nosso Senhor Jesus Cristo dar a vida pela humanidade, e a luta dos trabalhadores do mundo todo, pleiteando respeito a seus direitos mínimos, para entender os motivos que levaram o papa Pio XII a instituir a festa de “São José Operário”, em 1955, na mesma data em que se comemora o Dia do Trabalho, ou do Trabalhador, em quase todo o planeta.


No dia 1º de Maio de 1886, em Chicago, maior parque industrial dos Estados Unidos à época, os operários de uma fábrica se revoltaram contra a situação desumana a que eram submetidos por seus patrões, ou seja, um total desrespeito à pessoa humana.


Eram trezentos e quarenta operários em greve e a polícia, a serviço dos poderosos, massacrou-os sem piedade. Mais de cinquenta ficaram gravemente feridos e seis deles foram assassinados num confronto desigual. Este dia foi, então, consagrado em homenagem a eles.


São José é o modelo ideal do operário. Sustentou sua família durante toda a vida com o trabalho de suas próprias mãos, cumpriu sempre seus deveres para com a comunidade, ensinou ao Filho de Deus a profissão de carpinteiro e, dessa maneira suada e laboriosa, permitiu que as profecias se cumprissem e seu povo fosse salvo, assim como toda a humanidade.


Proclamando São José como protetor dos trabalhadores, a Igreja quis demonstrar que está ao lado deles, os mais oprimidos, dando-lhes como patrono aquele que aceitou ser o pai adotivo de Deus feito homem, mesmo sabendo o que poderia acontecer à sua família. José lutou pelos direitos da vida do ser humano e, agora, coloca-se ombro a ombro na luta pelos direitos humanos dos trabalhadores do mundo inteiro, por meio dos membros da Igreja que aumentam as fileiras dos que defendem os operários e seu direito a uma vida digna.


Muito acertada mais esta celebração ao homem “justo” do Evangelho, que tradicional e particularmente também é festejado no dia 19 de março, onde sua história pessoal é relatada.


Fontes:http://200.195.151.19/ciesc/uni_inst.php?itop_id=111&PoUni=15

http://alexandrinabalasar.free.fr/jose_operario.htm


E o blogue:
http://grandessantosriodedeus.blogspot.com/2009/04/sao-jose-bento-cottolengo-confessor.html

IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

IMACULADO CORAÇÃO DE JESUS

MENINO JESUS DE PRAGA - Marco de Canaveses

Convento de Avessadas
Apartado 141 – Avessadas
4634 - 909 MARCO DE CANAVESES
Tel. 255 538 150

SENHOR DA PEDRA - Miramar

CAPELA DO SENHOR DA PEDRA






Praia do Senhor da Pedra


A praia do Senhor da Pedra, em Miramar, tem como principal marca a curiosa capela setecentista do Senhor da Pedra, erguida nuns rochedos à beira-mar. Como explica uma placa na parede exterior do templo, ali, antes de haver templo cristão houve altares pagãos. Para o interior estende-se uma nova alameda, ladeada por restaurantes e esplanadas.

Senhor da Pedra

NOSSA SENHORA DA LAPA - Sernancelhe




SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA LAPA
3640-170 SERNANCELHE
TEL: 232 688 993

PRINCIPAIS PEREGRINAÇÕES:
10 de Junho
15 de Agosto
2º. Domingo de Setembro

AS NOVENAS:
De 1 a 9 de Junho
De 6 a 14 de Agosto

"NÓTULA HISTÓRICA

Em 1498 iniciou-se o culto de NOSSA SENHORA DA LAPA com o aparecimento da imagem entre os penedos, debaixo da grande lapa. Uma pequena ermida foi construída ao lado.

Em 1576, a Lapa foi entregue aos padres da Companhia de Jesus, sediados no colégio de Coimbra. Estes construíram entretanto o actual Santuário, com a penedia no seu interior.

Em 1685 iniciaram a construção do "Colégio da Lapa", contiguo ao Santuário.

Daqui se espalhou esta devoção para os mais variados pontos do país e do mundo, chegando à Índia e ao Brasil. Esta expansão foi facilitada pela actividade missionária dos mesmos Padres Jesuítas, a quem estava confiado este Santuário.

A Senhora da Lapa, a par com Santiago de Compostela, Chegaram a ser, em tempos, os dois Santuários mais importantes da Península Ibérica."


Quem encontrou a imagem da NOSSA SENHORA DA LAPA foi a Pastora Joana.

NOSSA SENHORA DA BOA HORA - Nobrijo

A Capela de Nobrijo:
Começou a ser construída em 1922 e terminou em 1924, ano em que foi benzida e inaugurada nos dias 2-3 de Agosto.
Desde então, todos os anos se tem realizado a festa da Nossa Senhora da Boa Hora.
A Comissão que promoveu a sua construção foi constituída por:
Joaquim Lopes da Silva, Carlos Tavares, Joaquim Marques dos Santos e Silva, Joaquim Marques dos Santos. Para a sua construção recebeu ajuda monetária de familiares do Sr. Lopes residentes no Brasil.
O pároco Conde traçou a planta da capela que é às demais da nossa região.
A festa realiza-se no segundo Domingo de Julho.



Entretanto, esse título mariano nomeia muitas localidades do país, das quais a Virgem da Hora e também a padroeira.


E Foto tirada por mim o interior da Capela.

Oração a Nossa Senhora da Boa Hora:

Ó Maria Santíssima, vós, por um privilégio especial de Deus, fostes isenta da mancha do pecado original, e devido a este privilégio não vivenciastes as surpresas da maternidade, nem o tempo da gravidez e nem o parto. Mas compreendeis perfeitamente as angústias e aflições de todas as mulheres que se tornam mães, especialmente nos momentos de incerteza do sucesso ou insucesso do parto.
Olhai para mim, vossa serva, que venho sofrendo angústias, agora que o parto se aproxima. Dai-me a graça de ter um parto feliz. Fazei com que meu bebê nasça com saúde, forte e perfeito. Eu vos prometo orientar meu filho sempre pelo caminho certo, o caminho que o vosso Filho, Jesus, traçou para todos os homens, o caminho do bem. Virgem, Mãe do Menino Jesus, agora me sinto mais calma e mais tranqüila, porque conto com vossa maternal proteção. Nossa Senhora do Bom Parto, rogai por mim!













NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES - Armação de Pêra

ARMAÇÃO DE PÊRA




Nos dias 13 e 14 de Agosto, Armação de Pêra recebeu as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Navegantes.
No dia 13, a Praia de Armação de Pêra (em frente à Fortaleza) recebeu os Jogos Tradicionais (Pau Ensebado, Travesseirada, Corrida de Sacos e Natação), sendo o programa deste primeiro dia de festa encerrado com Variedades na Fortaleza (música e dança) e a entrega de prémios dos jogos.


No dia 14, teve lugar a Missa Solene por volta das 18h, fazendo-se seguir da Procissão por terra e por mar com o Andor de Nossa Senhora dos Navegantes com grandes cortejos e barcos decorados. Com a participação de dezenas de embarcações, a procissão foi feita por mar, sendo cumprida a tradição.


Milhares de pessoas acompanharam e viram, em terra e em mar, esta procissão com barcos enfeitados pelos Pescadores e Escuteiros, que deram outra cor ao mar de Armação de Pêra.


A Procissão iniciou-se na Igreja Matriz e percorre as ruas (junto à praia) até à zona do Mini-Golfe. A imagem da Nossa Senhora dos Navegantes, foi recolhida por uma embarcação à responsabilidade de vários elementos da Associação de Pescadores de Armação de Pêra.

Os barcos partiram da Praia do Mini-Golfe, passaram pela zona da "Cova Redonda" e saíram na Praia dos Pescadores, onde o pescador, Francisco Alberto, rezou uma oração em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes.


Neste local, o coro, liderado pela Dona Fernanda, cantou várias orações em honra da Santa padroeira destas festas. Na parte final, o Sr. Padre Beato explicou a todos o sentido e o porquê desta grande festa em nome de Nossa Senhora dos Navegantes e a importância que ela tem para os Pescadores. Seguidamente, a Procissão continuou por terra, deste local, até à Igreja Matriz, onde foi feito o Sermão.


Pelas 24h, o fogo de artifício proporcionou um belo espectáculo de cor a todas as pessoas presentes na Praia de Armação de Pêra.

Fontes: A Foto da Nossa Senhora dos Navegantes tirada por mim.

texto:olhares.aeiou.pt/armacao_de_pera_em_festa_foto290813.html -