Localizada na bela freguesia de Águas Santas, no concelho do Maia, a Igreja de Nossa Senhora do Ó, classificada como Monumento Nacional desde 1910, é um importante monumento Românico, importante por apresentar duas naves.
A Igreja faria parte de um primitivo Mosteiro paleocristão ou mesmo pré-românico, hoje em dia já desaparecido.
O edifício inicial seria de pequenas proporções, tendo sido aumentado ao longo dos séculos, reutilizando-se diversas partes, como é o caso dos capitéis tardo-romanos reutilizados no arco triunfal da capela-mor no século XII.
De facto, o templo é um dos poucos exemplos em que são adicionadas novas áreas, mantendo as anteriores, numa justaposição de estilos e influências construtivas.
No adro da Igreja encontram-se cinco sarcófagos monolíticos datados de inícios da Idade Média, tendo um deles esculpidos um brasão e uma cruz circular.
ORAÇÃO DE NOSSA SENHORA DO Ó:
Doce Virgem Maria, cujo coração foi por Deus preparado para morada do verbo feito carne pelas inefáveis alegrias da expectação de vosso santíssimo parto, ensinai-nos as disposições perfeitas de uma íntegra pureza no corpo e na alma, de uma humildade profunda no espírito e no coração, de um ardente e sincero desejo de união com Deus, para que o meigo fruto de vossas benditas entranhas, venha a nascer misericordiosamente em nossos corações, a eles trazendo a abundância dos dons divinos, para redenção dos nossos pecados, santificação de nossa vida e obtenção de nossa coroa no Paraíso, em vossa companhia. Assim seja. Amén
Sem comentários:
Enviar um comentário